sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cultura Japonesa comemora 100 anos de Brasil

No dia 18 de junho completam 100 anos da chegada do navio Kasato-Maru ao Porto de Santos, vindo de Kobe, com 781 imigrantes japoneses a bordo. A comunidade nipônica no Brasil é considerada a maior em número de descendentes nascidos fora do Japão. Estima-se que hoje ela seja de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

No início, os imigrantes japoneses trabalharam na agricultura. Na década de 1920, expandiram para indústria e comércio. Na região do Alto Paraopeba podemos encontrar a presença da cultura japonesa na cidade de Carandaí, com o cultivo de hortifruti em lavouras como as de tomate, cenoura amarela e batata.

Antonio Cabreira Namihira, ex-proprietário da Fazenda Jaborandi em Carandai, afirma que “hoje a agricultura esta desestimulante, os produtos estão baratos e a mão de obra e maquinários estão com preços elevados, o que tem prejudicado os agricultores da região”.

De acordo com levantamento feito pela Câmara e Industria Japonesa do Brasil (CCIJB) o ponto alto da participação da colônia na agricultura ocorreu no período de 1968 a 1975 onde os japoneses já tinham 200 empresas registradas no país.

Atualmente os descendestes de japoneses no Brasil fazem o trajeto contrário ao que fizeram seus antepassados há 100 anos. Estão partindo em direção ao Japão onde são chamados de dekasseguis e formam uma comunidade estimada em mais de 300 mil nisseis (filhos) e sanseis (netos).


Editoria de Agropecuária

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quarta-feira, 7 de maio de 2008

Depressão: de onde vem tanta tristeza?

A depressão é uma alteração do humor na forma de uma tristeza profunda que induz a diminuição da estima por si próprio e muitas vezes a necessidade de autopunição, comprometendo a alegria de viver. Há uma incapacidade em sentir prazer e instala-se uma indiferença em relação a outras pessoas, com o mundo, perdendo a esperança que algo possa melhorar. É como se não houvesse mais um sentido para a vida.

É uma situação para a qual todos devíamos estar prevenidos pois pode acontecer com qualquer pessoa, podendo acontecer mesmo com alguém da nossa família sem que tenhamos consciência desse doença.

A depressão, ao contrário do que muitos acreditam, não é um estado de espírito ou humor, mas sim uma doença que se manifesta de diversas maneiras, podendo levar à morte. Considerado um problema psicossomático, com sintomas físicos evidentes, a depressão é uma enfermidade causada por alterações químicas no cérebro, que afetam as emoções podendo também prejudicar a capacidade mental.

Como qualquer outra doença, a depressão tem certos sintomas.. A pessoa que se sente deprimida em muitos casos tem crises de choro, perde o apetite, tem insônia, não se diverte mais com seus passatempos ou atividades que antes o alegravam. Há muita irritabilidade e agressividade. Uma vez que esses sintomas são reconhecidos, pode-se tomar providências para o tratamento.

Todos esses sintomas aconteceram com uma estudante de Ouro Branco, que prefere não se identificar. Há noves meses atrás, quando começou a desenvolver a depressão, depois de uma crise nervosa, ela começou tratamento com psiquiatra e psicólogo. “Eu tomava remédios que o médico me indicava, mas eles camuflavam o problema por algum tempo. Quando parava, os sintomas surgiam muito fortes, voltavam pior ainda”, afirmando que, chorava à toa e tinha pensamentos negativos com pessoas mortas. “Tomar decisões era difícil, não aceitava críticas, queria ficar para sempre em um quarto escuro onde tudo era agradável”, declara.

O mais importante com relação à depressão é saber que algo pode ser feito para tratá-la ou até mesmo para combate-la. Fatores do dia-a-dia, em determinadas pessoas, desencadeiam o estado depressivo: estresse, a ansiedade, as neuroses.Se submeter a um diagnóstico e tratamento adequados é fundamental, além é claro, do apoio emocional




Editoria de Saúde

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O grande papel da Eco 92

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, essa é uma boa data para nos perguntarmos o que temos feito para colaborar com a preservação ambiental.

Há 16 anos, no Rio de Janeiro, foi organizada a I Conferência Mundial da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Eco 92, que reuniu 179 países. O evento foi um dos mais importantes, produzidos pelos ambientalistas, para se debater e solucionar a saúde do planeta.
Enquanto os representantes de centenas de países discutiam as políticas públicas, os financiamentos para a preservação ambiental e as formas de redução da poluição, as organizações não governamentais e movimentos sociais organizavam estandes armados na Praia do Flamengo, estabelecendo uma nova base de articulação mundial.
Destas reuniões, resultaram dezenas de compromissos e tratados entre ONG’s e movimentos sociais de todo o mundo, que norteiam as ações no Brasil. A partir disso, o evento ganhou força no movimento ambientalista do país, reforçando redes como o Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Sociais para o meio ambiente e o desenvolvimento.
A Eco 92 produziu vários documentos, como a
Carta da Terra. O produto mais importante foi a Agenda 21, com um conjunto de orientações para os governos dos países em escala nacional, regional e local, bem como para a sociedade civil organizada, para orientar sobre as questões ambientais.
Além de discutir a proteção da fauna e flora a Conferência buscou reforçar questões fundamentais da existência humana. Uma das partes de destaque foi exatamente o estabelecimento da Agenda 21 local. Essa é a principal herança da Eco 92: um compromisso assumido pelo mundo em 1992 que tem quarenta capítulos, buscando meios de equilibrar a proteção ambiental com a justiça social, em uma forma mais sensata de desenvolvimento econômico.
Editoria de Ecologia

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domingo, 4 de maio de 2008

Entenda as novas regras da telefonia celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o novo Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que estabelece direitos aos usuários e deveres às prestadoras. As mudanças entraram em vigor em 13 de fevereiro, prazo para todas as operadoras aderirem às novas regras. De acordo com a Anatel o objetivo é resolver problemas no atendimento aos usuários, na conta e, inclusive, nas promoções.

Confira as principais inovações:

Créditos - os créditos pré-pagos devem ter validade de até 180 dias e os expirados revalidados a partir da inserção de novos créditos.

Fidelização – as mudanças entre planos podem ser feitas a qualquer momento, o prazo de carência não existe mais. Porém, a operadora tem o direito de exigir o cumprimento de prazo de permanência quando benefícios forem oferecidos ao usuário.

Atendimento pessoal - As prestadoras devem abrir até 2010, em microrregiões de duzentos mil habitantes, pelo menos um posto de atendimento pessoal. A mesma medida deve ser adotada pela empresa, até 2012, nas microrregiões de até cem mil habitantes. Para as regiões com menos de cem mil habitantes, os setores de venda que fazem habilitação de terminais serão responsáveis por receber e encaminhar pedidos de rescisão de contrato.

Cobrança - a prestadora só poderá cobrar chamadas realizadas há mais de 60 dias após negociação com o usuário e garante a devolução em dobro, com juros e correção monetária, de valores cobrados e pagos indevidamente.

Serviços de emergência – as chamadas destinadas a Serviço de Emergência serão gratuitas, inclusive para os usuários fora da área de registro. Os usuários de serviços pré-pagos poderão realizar as chamadas mesmo se os créditos estiverem vencidos.

Rescisão contratual - ao receber um pedido de rescisão, a operadora terá até 12 horas para enviar ao usuário o número do protocolo do recebimento do pedido. O serviço deve ser desabilitado até 24 horas após o recebimento do pedido de rescisão.

Comparação entre planos - usuários de planos pós-pagos alternativos poderão solicitar comparação entre planos, o que lhes permitirá escolher a melhor opção.

Inadimplência - Quinze dias após o vencimento da fatura sem o devido pagamento, o usuário fica impedido de realizar chamadas. Trinta dias após o impedimento de realizar chamadas, a prestadora pode suspender o serviço, não havendo mais cobrança de assinatura ou qualquer valor referente à prestação do serviço. Ou seja, 45 dias após o vencimento, o usuário também deixa de receber chamadas. Se o usuário continuar inadimplente neste prazo a prestadora pode suspender o serviço e até rescindir o contrato. Apenas após a rescisão contratual, e passados 15 dias da notificação ao assinante, a prestadora poderá encaminhar o nome do devedor a serviço de proteção ao crédito.
Editoria de Tecnologia

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Barbacenense se destaca no Vôlei de Praia

A barbacenense Érica Freitas jogou na tarde de sexta-feira (4) pelo qualifying da 5ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia, realizado em Cáceres, no Mato Grosso.

Érica e sua parceira, a amazonense Mirlena Santos, venceram o primeiro jogo por 2 x 1, contra Naiana e Camila. Já na segunda disputa, elas perderam para Vivian e Bárbara, por 2 x 0, e na terceira, para Érica e Izabel, por 2 x 0.

Os jogos foram realizados na arena montada na Praça de eventos da Sematur. Inscreveram-se para a disputa no qualifying feminino 12 duplas. Com isso, as quatro mais bem colocadas no ranking do Circuito Banco do Brasil avançaram ao torneio principal sem precisar entrar na quadra. Foram elas: Mônica/Isabela Maio (RS/ES), Luana/Lili (ES), Mirlena Santos/Érica Freitas (AM/MG) e Fabi/Bruna (PB). A cada partida a evolução técnica da dupla fica mais evidente.

Editoria de Esporte

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