quarta-feira, 7 de maio de 2008

O grande papel da Eco 92

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, essa é uma boa data para nos perguntarmos o que temos feito para colaborar com a preservação ambiental.

Há 16 anos, no Rio de Janeiro, foi organizada a I Conferência Mundial da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Eco 92, que reuniu 179 países. O evento foi um dos mais importantes, produzidos pelos ambientalistas, para se debater e solucionar a saúde do planeta.
Enquanto os representantes de centenas de países discutiam as políticas públicas, os financiamentos para a preservação ambiental e as formas de redução da poluição, as organizações não governamentais e movimentos sociais organizavam estandes armados na Praia do Flamengo, estabelecendo uma nova base de articulação mundial.
Destas reuniões, resultaram dezenas de compromissos e tratados entre ONG’s e movimentos sociais de todo o mundo, que norteiam as ações no Brasil. A partir disso, o evento ganhou força no movimento ambientalista do país, reforçando redes como o Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Sociais para o meio ambiente e o desenvolvimento.
A Eco 92 produziu vários documentos, como a
Carta da Terra. O produto mais importante foi a Agenda 21, com um conjunto de orientações para os governos dos países em escala nacional, regional e local, bem como para a sociedade civil organizada, para orientar sobre as questões ambientais.
Além de discutir a proteção da fauna e flora a Conferência buscou reforçar questões fundamentais da existência humana. Uma das partes de destaque foi exatamente o estabelecimento da Agenda 21 local. Essa é a principal herança da Eco 92: um compromisso assumido pelo mundo em 1992 que tem quarenta capítulos, buscando meios de equilibrar a proteção ambiental com a justiça social, em uma forma mais sensata de desenvolvimento econômico.
Editoria de Ecologia

Nenhum comentário: