quarta-feira, 7 de maio de 2008

Depressão: de onde vem tanta tristeza?

A depressão é uma alteração do humor na forma de uma tristeza profunda que induz a diminuição da estima por si próprio e muitas vezes a necessidade de autopunição, comprometendo a alegria de viver. Há uma incapacidade em sentir prazer e instala-se uma indiferença em relação a outras pessoas, com o mundo, perdendo a esperança que algo possa melhorar. É como se não houvesse mais um sentido para a vida.

É uma situação para a qual todos devíamos estar prevenidos pois pode acontecer com qualquer pessoa, podendo acontecer mesmo com alguém da nossa família sem que tenhamos consciência desse doença.

A depressão, ao contrário do que muitos acreditam, não é um estado de espírito ou humor, mas sim uma doença que se manifesta de diversas maneiras, podendo levar à morte. Considerado um problema psicossomático, com sintomas físicos evidentes, a depressão é uma enfermidade causada por alterações químicas no cérebro, que afetam as emoções podendo também prejudicar a capacidade mental.

Como qualquer outra doença, a depressão tem certos sintomas.. A pessoa que se sente deprimida em muitos casos tem crises de choro, perde o apetite, tem insônia, não se diverte mais com seus passatempos ou atividades que antes o alegravam. Há muita irritabilidade e agressividade. Uma vez que esses sintomas são reconhecidos, pode-se tomar providências para o tratamento.

Todos esses sintomas aconteceram com uma estudante de Ouro Branco, que prefere não se identificar. Há noves meses atrás, quando começou a desenvolver a depressão, depois de uma crise nervosa, ela começou tratamento com psiquiatra e psicólogo. “Eu tomava remédios que o médico me indicava, mas eles camuflavam o problema por algum tempo. Quando parava, os sintomas surgiam muito fortes, voltavam pior ainda”, afirmando que, chorava à toa e tinha pensamentos negativos com pessoas mortas. “Tomar decisões era difícil, não aceitava críticas, queria ficar para sempre em um quarto escuro onde tudo era agradável”, declara.

O mais importante com relação à depressão é saber que algo pode ser feito para tratá-la ou até mesmo para combate-la. Fatores do dia-a-dia, em determinadas pessoas, desencadeiam o estado depressivo: estresse, a ansiedade, as neuroses.Se submeter a um diagnóstico e tratamento adequados é fundamental, além é claro, do apoio emocional




Editoria de Saúde

3 comentários:

alem disse...

tenho depressão,e penso em me matar,o tempo td....mas creio em Deus e por isso não vou adiante..desconto minhas frustrações na comida,atingi 91kg,tenho 1,65 de altura.Qndo vou a psicólogo ,me parece que tudo que eles dizem ,é muito previsível,é como eu já soubesse a resposta.Me culpo o tempo td,por essa doença,eu não vivo mais...sobrevivo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi,vc conseguiu se recuperar?