Conviver com quem não se gosta é um problema sério. Freqüentemente, encontramos no trabalho pessoas que não nos agradam. Ficamos diante de situações de perder a calma e que podem transformar nossa rotina em calvário.
Não se pode esquecer como o ser humano é complicado de se relacionar. Ninguém é igual a ninguém, e personalidades existem aos milhões. Mas, problemas de relação nas empresas não acontecem de forma sobrenatural. Sempre há um motivo (ou motivos), concreto que gera discórdia, mesmo que seja subjetivo, como o fato de um não “ir com a cara” do outro.
E se o motivo for mais grave do que apenas não simpatizar com o colega? E quando a razão é a falta de confiança, de infidelidade, de intriga? “Quando um não quer dois não brigam”. Não é simples? E tem outra coisa, até que provem o contrário, brigar ou odiar alguém não faz bem à saúde. Pelo contrário, ajuda a envelhecer o corpo e a alma.
É importante lembrar que problemas e “sapos para se engolir” podem acontecer em todo lugar e, pior do que conviver com quem não se gosta, é viver se nutrindo de desgosto. Para reverter essas situações desagradáveis, transforme o lugar onde você trabalha num espaço prazeroso e ponha uma faixa imaginária inscrita: “ninguém é capaz de me deixar triste ou estressado”. E mesmo se conseguirem, é só por um momento. Passará”.
Algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho:
1º - Cumprimente todos os seus colegas ao chegar ao escritório.
2º - Procure encontrar um assunto de interesse comum. Não exclua ninguém.
3º - Participe eventos e comemorações fora do horário de trabalho.
4º - Cumprimente a cada um no dia do aniversário.
5º - Mantenha o espaço de trabalho limpo e organizado.
6º - Evite barulhos que incomodem como música em volume muito alto. Deixe o celular no modo de vibração.
7º - Ajude os companheiros, sem deixar de lado as suas tarefas.
8º - Trate bem o chefe, sem exageros nas atenções.
9º - Não critique os colegas pelas costas
10º - Se achar que alguém tem algum problema com você, procure conversar em particular e resolver os conflitos diretamente, com amabilidade.
Não se esqueça, a maioria dos conflitos vem dos mal-entendidos. A comunicação é indispensável. Quando há convivência em harmonia, as pessoas se envolvem mais e fazem mais amigos.
Editoria de Comportamento
Um comentário:
parabenizo a reportagem
Postar um comentário