terça-feira, 29 de abril de 2008

Escola Bonequinha Preta inova na educação infantil

A Escola Municipal Bonequinha Preta, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto implantou nova metodologia de ensino para a educação infantil desde 2006. Com média de 200 alunos, entre 3 e 5 anos, a escola possui dois turnos, manhã e tarde e atende o 1º e 2º períodos.

O projeto implantado sob a coordenação da diretora Rogéria Maria Pedrosa e pela vice-diretora, Vânia Maria Peixoto Amorim, modificou totalmente a forma de lecionar. O trabalho é organizado em cinco oficinas, onde o espaço físico da é fixo e preparado para as atividades educativas. O aluno freqüenta diariamente duas oficinas, passando por todas semanalmente.
As oficinas Linguagem oral e escrita; Matemática; Identidade e Autonomia; Artes e Movimento e Natureza e sociedade são lecionadas nos dois turnos. Como cada professor permanece com o mesmo conteúdo, facilita o bom planejamento da oficina que é aprimorada cada vez mais. Vânia Maria comenta que “os parâmetros curriculares da educação infantil, como a socialização, valores, auto-estima, psicomotricidade, a afetividade e o raciocínio são atendidos nas oficinas e podendo entender a diferença da qualidade de preparação da aula pelo profissional que atua na área”.
Sueli Ferreira, professora do 2º período avalia que “no princípio foi muito difícil a implantação do novo sistema, mas hoje, é impossível pensar o ensino aprendizado dos alunos de forma diferente. O resultado foi a alfabetização espontânea das crianças e a oportunidade das avaliações e crescimento diário dos alunos.
Para aquisição e melhoria do ambiente físico, os professores planejam anualmente um calendário festivo. Neste mês de maio acontece uma seresta, na Praça de Cachoeira do Campo, para toda a comunidade. A verba arrecadada pelos eventos realizados mensalmente é revertida em equipamentos como TV’s, DVD’s e material para as oficinas. A Secretaria Municipal de Educação envia o material básico para lecionar na forma tradicional. O restante do que é necessário é complementado pelo esforço da comunidade escolar.

Editoria de Educação

Nenhum comentário: