Há algumas décadas os recursos naturais eram abundantes e a poluição não era foco da atenção da sociedade. A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, começaram a surgir conflitos da sustentabilidade dos sistemas naturais, o que fez do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem passa então a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais, como é o caso da empresa MRS Logística.
Criada com metas bem definidas sobre preservação do meio ambiente, a MRS implementa vários programas de cunho ambiental: recuperação de áreas degradadas com emprego de revestimentos vegetais, gerenciamento de resíduos e adoção de medidas preventivas para eliminação de processos poluidores.
Com uma unidade em Conselheiro Lafaiete, a empresa promove ações de preservação ambiental em todas as suas instalações, sejam elas oficinas, malha ferroviária ou escritórios. Dentre as ações: programa de reaproveitamento da água e centrais de resíduos industriais em oficinas, coleta seletiva e o projeto “Estação verde”, onde são feitas manutenções de viveiros de plantas arbóreas e arbustivas, destinadas ao plantio na MRS e doação para a comunidade.
De acordo com o Gerente da área de vagões, Rodrigo Troian, a MRS ainda implementa o “Linha Verde”, em parceria com o ONG Lar de Maria, com foco na preservação ambiental e qualificação profissional. “O projeto é desenvolvido desde 2003. A empresa concede anualmente bolsas de estudo para 20 adolescentes entre 14 e 17 anos nas áreas de jardinagem, preservação ambiental e reciclagem” esclarece.
Editoria de Ecologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário