terça-feira, 20 de maio de 2008

Apae de Lafaiete lança projeto “Apaixonados pela Natureza”

A Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais – Apae, de Conselheiro Lafaiete, existe desde 1962 onde dá apoio aos portadores de necessidades especiais. Durante um período de 12 anos, a entidade esteve fechada por causa da falta de sustentabilidade, sendo reerguida em 2002 por um grupo de voluntários. No dia 1º de abril comemorou seis anos de reabertura. Para isso foi lançado o projeto “Apaixonados pela Natureza”, no qual o principal objetivo é sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente.

A atual presidente da entidade, Sidiméia Resende, disse que “cuidar do jardim e da praça da Avenida Professor Manuel Martins foi uma das primeiras ações organizadas”. A proposta é que a atividade se estenda por todo canteiro da avenida. “Quando a professora Maria Zilda teve a idéia, empolgou a todos, pois a atividade partia da importância de se preservar principalmente o patrimônio. Todos os profissionais da Apae procuraram apoio e conseguiram parcerias como o da Flora Dona Flor, que doou diversas mudas para serem plantadas”, completa.

Quando reiniciou suas atividades a Apae contava com 23 alunos e agora são aproximadamente 240 portadores de necessidades especiais, atendidos nos turnos da manhã e tarde e alguns em período integral. Muitos matriculados na APAE também continuam estudando nas escolas regulares e possuem acompanhamento pedagógico. Os casos mais graves são atendidos em período integral na entidade.

A entidade conta com o trabalho de 43 profissionais, entre pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistente sociais, nutricionistas, professores de artes, músicos, além de um pediatra, que prestam serviços voluntariamente. O importante é a manutenção das atividades da Apae. “Para isso, a qualidade no padrão do ensino também é necessária e a consciência ecológica passa a ser referência nesta educação”, frisou a presidente da apae Lafaiete.

Editoria de Educação

Nenhum comentário: