sábado, 5 de abril de 2008

A nova era da televisão brasileira

A TV Digital foi inaugurada em São Paulo, em dezembro passado e chega ao Brasil trazendo muitas expectativas à população. A nova era da televisão brasileira promete melhor definição de imagem, interatividade e recursos tecnológicos que revolucionam o relacionamento entre o telespectador e o televisor.

Espera-se que a nova tecnologia chegue às demais capitais brasileiras em 2009. Logo após ela dever ser levada às grandes e médias cidades. Até junho de 2016 a TV Digital estará disponível para todo o Brasil, visto que o sistema analógico será desativado.

Em palestra ministrada para os alunos da Unipac Lafaiete, o Ph.D em Ciência da Computação e membro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital – SBTVD, Dr. João Benedito dos Santos Júnior, destacou que uma das principais preocupações dos implantadores do sistema digital no Brasil é proporcionar internet pela televisão e TV Digital aberta para todo o povo brasileiro.

Principais mudanças
Para obter a nova tecnologia os consumidores de TVs analógicas não precisarão trocar a TV convencional por uma TV digital. Por meio de um terminal de acesso chamado set top box acoplado na TV será possível converter o sinal para os televisores.

Para aqueles que preferirem comprar um televisor novo, o aparelho deverá ter a tecnologia Full HD, compatível com sinal HD para TV digital e que proporciona alta resolução de 1920 x 1080, permitindo muito mais qualidade na imagem.

Na televisão analógica, áudio, vídeo e dados são codificados em forma de ondas (senóides), que se caracterizam por portar sinal no tempo. Na televisão digital o sinal é codificado na forma de bits (0 e 1), como ocorre nos computadores. Com isso a televisão digital transmite imagens muito mais nítidas e límpidas e um som tão perfeito quanto o real, além de oferecer uma interação do usuário com a informação exibida, por exemplo: o telespectador está assistindo a novela e o artista está vestindo um terno que o agradou, automaticamente ele acessa a internet e compra o mesmo terno.

Editoria de Tecnologia

Nenhum comentário: