segunda-feira, 14 de abril de 2008

Definido início da restauração do sobrado do Barão de Suassuhy

Na tarde do dia 25 de março, terça-feira, o prefeito Júlio Barros (PT) reuniu a imprensa para anunciar o início da restauração do sobrado do Barão de Suassuhy. O imóvel, desapropriado no ano passado, deverá passar por uma obra completa de restauração. Os recursos, em torno de R$ 1 milhão, serão da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede), que vai instalar no local um escola em tempo integral para crianças com idade entre 3 e 5 anos, em situação de risco, conforme adiantou o secretário de Educação, Antônio Severino de Rezende Lobo.

Durante a coletiva, que realizou-se no imóvel situado na rua Barão de Suassuí, região central, o prefeito falou do empenho, desde 2005, para a preservação do casarão histórico. O secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, discorreu a respeito do processo moroso para que se chegasse àquele momento, em que se definia a recuperação do imóvel que ficou conhecido como Castelinho, nome de uma danceteria que funcionou no local nos anos 80 e 90. "Ao contrário do que muitos disseram, de que o Castelinho estaria abandonado do poder público, desde que assumimos a Secretaria de Cultura, vimos nos empenhando para que não se perdesse mais esta referência histórica e cultural de Conselheiro Lafaiete", assegurou. Lafayette falou da demora, desde os primeiros contatos com o antigo proprietário do imóvel, as negociações, o processo de tombamento e de desapropriação, até agora.

Presente à coletiva, o promotor de Justiça curador do patrimônio histórico, Glauco Peregrino, mostrou-se satisfeito com a iniciativa, que preservará um dos imóveis mais antigos da cidade e de grande importância para a história local. Peregrino assegurou que o Ministério Público acompanhará todo o processo.

Nenhum comentário: